terça-feira, 26 de agosto de 2014

Causa da indigestão pode ser sua culpa. Veja 10 hábitos para mudar

Causa da indigestão pode ser sua culpa. Veja 10 hábitos para mudar

Muitas vezes a sensação de estômago pesado, as azias e os desconfortos gastrointestinais estão relacionados a problemas no sistema digestivo. Entretanto, estes sintomas de indigestão também podem ser causados por maus hábitos alimentares. A posição durante a alimentação, a velocidade da mastigação, roupas apertadas e até o intervalo entre as refeições podem interferir na forma como o estômago digere a comida. Veja também:
5 alimentos que melhoram a digestão
Chá de carqueja tem benefícios para o sistema digestório
8 ervas para enxugar medidas Para evitar os desconfortos e garantir que tudo está bem com o seu sistema digestivo, confira quais são os hábitos que podem interferir na boa ou má digestão.

10 dicas contra azia e má digestão



Evite roupas apertadas: É natural que após as refeições o estômago dilate-se um pouco. Para evitar desconfortos, evite roupas apertadas que dificultam a completa digestão. Além da azia, a situação ainda pode causar refluxos.

Modere a conversa enquanto come: Falar durante as refeições aumenta a quantidade de ar ingerido. Os gases, ao chegarem ao estômago podem dificultar a digestão e gerar desconfortos. O mesmo vale para a ingestão de líquidos com canudinhos e de sopa com sugadas na colher.

Mastigue devagar: A digestão começa na boca e quanto mais triturado o alimento estiver, mais fácil ele é digerido. Além disso, quanto mais tempo ele permanecer na região, mais ele estará em contato com as primeiras enzinas digestivas. Uma refeição completa, como um almoço ou um jatar deve durar, em média, 30 minutos.

O hábito de mastigar rápido também está relacionado à quantidade de comida ingerida. O cérebro demora um tempo para notar que a fome está sendo saciada. Quando há a mastigação de forma acelerada, este tempo não é suficiente para encerrar a alimentação no momento adequado e você acaba comendo mais que o necessário. Além do excesso de peso, o costume ainda pode causar indigestões e refluxo.

Atente-se à postura: O corpo quando está deitado ou mal posicionado pode comprimir alguns órgãos responsáveis pela digestão, como o fígado, o pâncreas ou o próprio estômago. Para certificar-se de que tudo está em pleno funcionamento, coma sempre sentado com a coluna reta.
Evite bebidas gaseificadas: O gás do refrigerante é responsável pela dilatação anormal do estômago. Como consequência você acaba ingerindo mais comida que o necessário, ação que causa indigestão e sobrepeso.
Modere os outros líquidos: Em algum momento, tomar um gole de bebida não-gaseificada pode ajudar na mastigação. Entretanto, a quantidade precisa ser controlada para não prejudicar a digestão. Não ultrapasse os 100 ml.
Descanse após as refeições: Deitar após comer, além de prazeroso, pode ajudar na digestão. Isto porque o corpo tem alguns minutinhos para focar somente no processo. Entretanto, o recomendado é deitar com a cabeça levemente inclinada para que os alimentos continuem descendo pelo esôfago sem o risco do refluxo e da indigestão.
Prefira alimentos saudáveis: Além das dicas de postura e hábito, para melhorar a digestão também é importante prezar por alimentos saudáveis e frescos, evitar as comidas gordurosas e extremamente calóricas, ingerir mais de um litro de água por dia e praticar algum tipo de atividade física.
Faça intervalo entre refeições: Para que o sistema digestório funcione de forma satisfatória é essencial que o estômago não fique por muito tempo sem receber algum tipo de alimento. Isto porque o corpo produz constantemente acido gástrico e seu acúmulo pode causar irritação no final do esôfago e azia. Procure comer reduzidas porções de três em ter horas para evitar problemas e sobrecarrego.
Muitas vezes a sensação de estômago pesado, as azias e os desconfortos gastrointestinais estão relacionados a problemas no sistema digestivo. Entretanto, estes sintomas de indigestão também podem ser causados por maus hábitos alimentares. A posição durante a alimentação, a velocidade da mastigação, roupas apertadas e até o intervalo entre as refeições podem interferir na forma como o estômago digere a [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: Beatriz Helena
Publicado em: 22 Aug 2014 12:00:09
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário