segunda-feira, 18 de agosto de 2014

22 regras essenciais para congelar e descongelar comida corretamente

22 regras essenciais para congelar e descongelar comida corretamente

Para congelar comida, não basta apenas colocá-la diretamente no freezer com a embalagem original do supermercado. O cuidado na hora de congelar e descongelar carnes, vegetais frescos, molhos, sopas e qualquer outro alimento garante que você e sua família não fiquem expostos aos riscos da contaminação e, além disso, mantém os nutrientes, sabor e textura originais do produto. Ainda por cima, você otimiza o espaço do seu congelador e facilita o dia a dia na cozinha. Veja as principais orientações sobre como fazer isso: Leia também:
25 truques básicos que todo cozinheiro novato precisa conhecer
8 malandragens na cozinha que “por que você não pensou antes?”
10 ideias geniais para usar a forminha de gelo

Procure congelar qualquer alimento, seja sopa, carne ou vegetais, da forma mais plana e achatada possível. Assim, ele irá congelar e descongelar mais rapidamente. O melhor material para conseguir este resultado é o saco plástico próprio para congelamento de alimentos (Crédito: Reprodução)

Procure usar sacos de congelamento a vácuo. Isso evita que gelo acumule no alimento e impede o contato com o ar, que é inimigo da comida congelada. Se não tiver saco à vácuo, utilize uma sacola comum e procure tirar de dentro dela o máximo de ar que conseguir, amarrando bem no final (Crédito: Thinkstock)

Ao congelar qualquer alimento, mas principalmente líquidos, como sopas e caldos, não encha demais o recipiente, seja ele um pote ou saquinho. Quando congelada, a água presente nos alimentos se expande, portanto é preciso deixar um pouco de espaço sobrando (Crédito: Thinkstock)

Os alimentos crus não podem ser congelados duas vezes. Uma vez descongelados, eles precisam ser cozidos, senão estragam. O que você pode fazer é descongelar a comida crua, cozinhá-la e então congelar o prato pronto (Crédito: Thinkstock)

A carne precisa ser completamente descongelada antes de ser cozida, portanto não leve o bife diretamente do freezer à frigideira. Outros alimentos, como legumes, não necessitam de descongelamento antes da cocção (Crédito: Thinkstock)
Qualquer alimento deve ser descongelado na geladeira. O ideal é tirá-lo do freezer no dia anterior e colocar na prateleira de baixo. Após o desgelo, deve ser cozido requentado em até um dia (Crédito: Thinkstock)
No entanto, se você não teve tempo de se programar, há um método mais rápido de descongelamento: sem tirá-lo do recipiente, coloque o alimento dentro de uma tigela cheia de água da torneira em temperatura ambiente. Troque a água a cada 30 minutos para evitar que ela fique muito gelada. Não coloque água quente, pois isso pode aquecer a superfície do alimento, iniciando a cocção e favorecendo a proliferação de bactérias (Crédito: Reprodução)
É possível, ainda, descongelar alimentos no micro-ondas. Retire a embalagem e coloque a comida sobre um prato. Escolha a função de descongelamento ou diminua a potência do aparelho a 50% e coloque 10 minutos no timer. Vá pausando o micro-ondas para virar o alimento e separar o alimento (Crédito: Thinkstock)
Após o descongelamento em água ou micro-ondas, o alimento deve ser cozido imediatamente (Crédito: Thinkstock)
Não descongele o alimento descoberto em cima da pia, pois isso aumenta o risco de infecção por bactérias (Crédito: Thinkstock)
Congele porções individuais. Isso permite que você use só a quantidade desejada, sem precisar descongelar um monte de comida à toa (Crédito: Reprodução)
Ponha etiqueta em todos os saquinhos e potes e escreva o que há dentro e a data de congelamento ou preparo. Depois de algumas semanas, você não conseguirá diferenciar o filé mignon do coxão duro. Identifique tudo e fique de olho no prazo de validade (Crédito: Reprodução)
Antes de congelar uma preparação, é necessário esperar que ela esfrie primeiro. Assim que isso acontecer, transfira-a para a embalagem, feche bem e leve ao congelador (Crédito: Thinkstock)
O congelador, que fica acima da geladeira, tem uma temperatura um pouco mais alta do que o freezer. Por isso, é recomendado para armazenagens mais curtas, de uma semana no máximo. Se a intenção for guardar o alimento por mais tempo do que isso, prefira o freezer (Crédito: Thinkstock)
Procure não amontoar os recipientes no freezer, pois o ar gelado precisa circular sem dificuldade para preservar todos os alimentos igualmente (Crédito: Thinkstock)
Uma ótima dica para facilitar suas preparações é congelar temperos frescos. Você pode colocá-los já picadinhos em potes plásticos e adicioná-los diretamente aos pratos quentes ou então preparar cubinhos de ervas com azeite na forma de gelo (Crédito: Reprodução)
Para obter cubos de gelo transparentes, congele água fervida ao invés de água na temperatura ambiente ou gelada (Crédito: Reprodução)
Todos os alimentos podem ser congelados de maneira segura, ou seja, sem colocar em risco a saúde. No entanto, alguns deles perdem gosto e textura se levados ao freezer, como é o caso de ovos, maionese, creme de leite e produtos lácteos em geral, tofu, ricota e vegetais e frutas com alto teor de água, como alface e pepino (Crédito: Thinkstock)
O ideal é só congelar legumes e verduras que serão fritos, cozidos ou assados posteriormente. Se a ideia é consumi-los crus e frescos, é melhor não levar ao freezer, pois perderão a textura (Crédito: Thinkstock)
Antes de congelar qualquer folha ou legume cru, é importante higienizá-lo corretamente e, de preferência, fatiá-lo e separá-lo em porções. Depois de lavar bem, faça o processo de branqueamento, fervendo o alimento por poucos minutos e, na sequência, passando para a água com gelo pela mesma quantidade de tempo. Essa técnica mata as bactérias e garante a manutenção dos nutrientes. Seque bem e armazene no freezer (Crédito: Thinkstock)
Congele frutas e use-as para substituir o gelo em sucos ou dar mais consistência a smoothies feitos no liquidificador (Crédito: Thinkstock)
Congele cubos de vinho. Muitas receitas levam uma taça de vinho tinto ou branco na preparação. Para não ter de abrir uma garrafa da bebida toda vez que o prato pedir, deixe-a congelada já na quantidade necessária. É só jogar diretamente na panela (Crédito: Reprodução)
Para congelar comida, não basta apenas colocá-la diretamente no freezer com a embalagem original do supermercado. O cuidado na hora de congelar e descongelar carnes, vegetais frescos, molhos, sopas e qualquer outro alimento garante que você e sua família não fiquem expostos aos riscos da contaminação e, além disso, mantém os nutrientes, sabor e textura [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Casa e Família
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: 14 Aug 2014 12:00:23
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário