domingo, 24 de agosto de 2014

8 regras no uso da panela de pressão que vão poupar seu tempo

8 regras no uso da panela de pressão que vão poupar seu tempo

Apesar de muita gente ter medo de usar panela de pressão, o utensílio traz muita praticidade ao dia a dia na cozinha e poupa tempo precioso na preparação de alimentos, fora água e gás do fogão. Além de encurtar o período de cozimento de alimentos como o feijão, a panela de pressão preserva mais vitaminas e minerais nas preparações do que outros métodos de cozimento. Ela ainda deixa os alimentos com a textura mais macia, por isso é ideal para preparar sopas e papinhas de neném. Leia também:
Medo de usar panela de pressão: 8 dicas para evitar riscos e fazer feijão perfeito
25 truques básicos que todo cozinheiro novato precisa conhecer
15 dicas para fritar o bife perfeito Mesmo com tanta praticidade, algumas pessoas acabam tendo mais trabalho do que deveriam ao utilizar o aparato, justamente por desconhecer as regras básicas de utilização. Abaixo, confira algumas delas, ensinadas pela nutricionista Priscila Santana, da equipe da Oficina do Sabor, cozinha experimental da marca Ajinomoto no Brasil, e aprenda como fazer o melhor uso possível da sua panela de pressão:

Se for preparar comida congelada, não é preciso fazer o desgelo antes de cozinhá-la. A panela de pressão é capaz de realizar o descongelamento e a cocção ao mesmo tempo.

Crédito: Thinkstock

Se for cozinhar grãos, como feijão, grão-de-bico, lentilha, etc., deixe-os de molho de um dia para o outro para diminuir o tempo de cozimento.

Crédito: Reprodução

Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo. Muitas pessoas deixam o fogo alto para acelerar o cozimento, mas, a partir desse momento, a temperatura da água não aumenta mais.

Crédito: Thinkstock

A panela de pressão deixa os alimentos mais macios. Para fazer arroz integral na panela comum, a proporção é uma xícara de arroz para três de água. Na de pressão, é uma de arroz para duas de água.

Crédito: Thinkstock

Para fazer carne de panela, bife de panela ou picadinho, nunca cubra os ingredientes com água: encha apenas até a metade. Você só deve cobri-los por completo quando for preparar sopa.

Crédito: Thinkstock
Você deve respeitar as quantidades mínima e máxima de enchimento da panela, pois isso interfere na cocção correta do alimento e pode ser perigoso. Nunca preencha mais do que 2/3 da panela (já contando com a água).

Crédito: Thinkstock
Reaproveite uma panela de pressão velha cortando-a a transformando-a em uma comum (lojas de panelas fazem esse tipo de serviço). Por ter o fundo grosso, ela é ideal para fazer doces.

Crédito: Thinkstock
A última dica não é voltada para a economia, mas sim para a segurança. É muito importante esperar o vapor sai da panela naturalmente: essa é a única etapa que não deve ser acelerada. Apoiar um garfo na válvula para liberar mais vapor ou colocar a panela debaixo d’água para diminuir a pressão interna são práticas perigosas e podem causar um acidente grave. Nunca abra a panela antes que todo o vapor tenha saído. Além disso, a qualquer sinal de escape de vapor pelas laterais da tampa, troque a borracha.
Crédito: Reprodução
Apesar de muita gente ter medo de usar panela de pressão, o utensílio traz muita praticidade ao dia a dia na cozinha e poupa tempo precioso na preparação de alimentos, fora água e gás do fogão. Além de encurtar o período de cozimento de alimentos como o feijão, a panela de pressão preserva mais vitaminas [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Casa e Família
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: 21 Aug 2014 12:30:25
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário