quarta-feira, 3 de setembro de 2014

9 razões nada óbvias pelas quais você está mal-humorada

9 razões nada óbvias pelas quais você está mal-humorada

É comum e esperado que fiquemos mais estressadas em alguns momentos da vida. Problemas financeiros, desilusões amorosas e doenças na família são alguns dos principais fatores responsáveis pela derrubada momentânea do humor. No entanto, se você observa que está constantemente enfezada e de mal com a vida, talvez alguns hábitos do seu dia a dia estejam sabotando sua disposição. Abaixo, confira uma lista de possíveis razões para o mau humor, elaborada pelo portal estrangeiro The Huffington Post, e medidas para reverter a situação e levar a vida em harmonia: Leia também:
7 dicas para começar o dia com bom humor e disposição
Mau humor matinal: como acabar com ele
Mau humor pode ser doença; entenda a distimia
Você não está comendo frutas e vegetais suficientes. Além de fazer bem para o corpo, esses alimentos são essenciais para o bom estado mental. Pesquisadores da Universidade de Warwick e do Dartmouth College analisaram a dieta e bem-estar de 80 mil britânicos e descobriram que aqueles que comiam cerca de 7 porções diárias de 80 gramas de frutas e legumes tinham o maior bem-estar mental (conceito que inclui fatores como felicidade, nervosismo, sentir-se ‘para baixo’ e distúrbios mentais).
Crédito: Thinkstock

Solução: a indicação geral é consumir cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Se você não é muito fã, procure inclui-los em receitas corriqueiras, como o arroz.

Crédito: Thinkstock
Você ainda não viu a luz do dia hoje. Se você acordou há bastante tempo e, por algum motivo, ainda não teve de sair de casa, a falta de luz solar pode estar afetando seu bem-estar. Em um pequeno estudo, pesquisadores da Zayed University pediram a 20 pessoas que tinham baixo nível de vitamina D no organismo e sintomas de depressão que escolhessem uma das opções: passar mais tempo sob o sol ou consultar um médico. Depois de sete semanas, as pessoas que optaram pelo contato com a luz solar mostraram menos sintomas de depressão do que as outras.Crédito: Thinkstock

Solução: faça uma caminhada ao ar livre, mesmo que breve. Se você trabalha de casa, tome o hábito de dar uma volta na rua no início da manhã.

Crédito: Thinkstock

Você está desidratada. Estar minimamente desidratada é suficiente para causar sintomas como fadiga, perda de foco e humor piorado, segundo um estudo publicado no Journal of Nutririon.

Crédito: Thinkstock
Solução: é preciso monitorar o consumo de água diário. A maioria das pessoas não sente necessidade de se hidratar várias vezes ao dia e, por isso, precisa de um lembrete. Uma sugestão é deixar uma garrafa de 2 litros na mesa do escritório e se desafiar a terminá-la até o fim do dia.

Crédito: Thinkstock
Você está trabalhando demais. Pessoas que são viciadas no trabalho e nem se dão conta de que estão exagerando na hora extra costumam não perceber ou não dar atenção aos sinais de sobrecarga que o corpo dá. No entanto, elas são profundamente prejudicadas por este hábito. Um estudo da Kansas State University mostrou que pessoas que trabalham mais de 50 horas por semana têm o bem-estar físico e mental comprometido, inclusive com tendência à depressão.

Crédito: Thinkstock
Solução: pegar firme no trabalho em uma ou outra circunstância devido a um prazo ou crise é uma coisa. Viver sob constante pressão, sem tempo suficiente para descanso e sem se desligar do trabalho é outra. Organizar-se, definir o que é prioridade e o que não é importante e ter o discernimento para enxergar quando há exploração por parte da empresa são algumas medidas a serem tomadas.

Crédito: Thinkstock
Você passa muito tempo no Facebook. Parece louco, mas um estudo feito na Áustria em 2014 descobriu que quanto mais tempo você gasta com redes sociais, pior fica o seu humor. Aparentemente, isso acontece porque ficar horas navegando pela timeline pode provocar o sentimento de estar desperdiçando tempo.

Crédito: Thinkstock
Solução: Defina intervalos agendados no dia para fazer uma pausa e checar redes sociais e notícias na internet. Além disso, silencie o celular e deixe-o guardado.

Crédito: Thinkstock
Você tem uma postura desleixada. Um estudo da San Francisco State University descobriu que adotar uma postura ereta está associado com a melhora no humor e nível de energia.

Crédito: Thinkstock
Solução: manter uma boa postura é uma questão de hábito. Você precisa se comprometer a essa mudança e se policiar. Procure manter os pés paralelos e inteiramente apoiados no chão, coluna encostada na cadeira e bumbum próximo ao encosto, sem apoiar. Mantenha o computador na altura dos olhos e teclado na linha do cotovelo.

Crédito: Thinkstock
Você não sorri ou dá risada há algum tempo. Rir ajuda a melhorar a memória e reduzir os níveis do hormônio do estresse no organismo (cortisol), diz um estudo da Loma Linda University. Até mesmo um sorriso forçado pode aumentar os sentimentos positivos.

Crédito: ThinkstockSolução: procure ler um artigo engraçado, assistir a um programa de tevê divertido e passar mais tempo com gente bem-humorada.

Crédito: Thinkstock
Você está cansada. A privação de sono está diretamente relacionada ao aumento de estresse e irritabilidade. A divisão de Medicina do Sono da Universidade de Medicina de Harvard aponta que dormir pouco por uma semana já é suficiente para aumentar a exaustão mental, raiva e tristeza.

Crédito: Thinkstock
Solução: com a rotina corrida, fica difícil ter tempo para cuidar de si. Mas é importante lembrar que dormir o número recomendado de horas por noite e buscar um sono de qualidade é a chave para prevenir e até curar muitos maus da atualidade. Descubra qual é sua necessidade pessoal de sono (alguns precisam de mais horas, outros de menos) e procure se organizar para estar na cama no horário certo.

Crédito: Thinkstock
Você não tem contato com a natureza há algum tempo. Se você está completamente imersa na sua vida atribulada na cidade, precisa achar um tempo para desacelerar. Pesquisadores da Universidade de Michigan enviaram soldados aposentados para um passeio em um acampamento, onde fizeram atividades como trilha. Depois da viagem, seus níveis de bem-estar psicológico, funcionamento social e perspectiva de vida estavam todos aumentados.

Crédito: Thinkstock
Solução: não é preciso tirar férias e se refugiar no meio da mata. Uma simples viagem no final de semana para a praia ou sítio já fazem um bem danado. Você também pode buscar por atividades na cidade, como locais de trilha, ou mesmo dar uma volta no parque vez ou outra.

Crédito: Thinkstock
É comum e esperado que fiquemos mais estressadas em alguns momentos da vida. Problemas financeiros, desilusões amorosas e doenças na família são alguns dos principais fatores responsáveis pela derrubada momentânea do humor. No entanto, se você observa que está constantemente enfezada e de mal com a vida, talvez alguns hábitos do seu dia a dia [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: 28 Aug 2014 16:23:45
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário