quarta-feira, 27 de agosto de 2014

7 passos para manter os bancos do carro limpos e cheirosos

7 passos para manter os bancos do carro limpos e cheirosos

Nada como entrar no carro e sentir aquele cheirinho gostoso de limpeza. Além de garantir um ambiente agradável, a higienização é fundamental para a conservação do automóvel. Porém, ela não deve ser feita somente na parte externa. Leia também:
Como limpar carpete, tecidos e tirar mancha
Como limpar vidros
Como remover odor de tecidos Cuidar do interior do veículo evita que o carro fique com uma má aparência e seja danificado com o tempo. “Quem tem filhos ou animais de estimação deve ficar ainda mais atento, já que, neste caso, é mais comum que se acumulem restos de comida, sujeira, poeira e manchas no estofado”, afirma Ana Paula Barcena, sócia da Rede Natureza & Limpeza, especializada em serviços de limpeza ecológica. A profissional lista sete dicas para manter o banco do carro sempre em ordem, tanto os de couro como os de tecido:

Como limpar banco do carro



Evite o acúmulo de sujeira
Se você usa o carro com bastante frequência, ele certamente acumula resíduos mais rapidamente, como poeira, terra, cimento, ácaros e outras substâncias trazidas pelos sapatos e próprio vento. Para evitar que o acúmulo se transforme em uma mancha permanente, especialmente na costura do banco, é recomendado aspirar o estofado uma vez por semana.

Crédito: Thinkstock

Areje o carro
Sempre que possível, deixe as janelas e portas do carro abertas para que o ar circule. Além de eliminar odores, isso impede a proliferação de bactérias e mofo e diminui a umidade.

Crédito: Thinkstock

Utilize os produtos certos
Produtos de limpeza doméstica não são indicados para higienizar o estofado, pois podem conter componentes que danificam o material. O mais seguro é usar água, sabão neutro e panos que não soltam fiapos, que são suficientes para a limpeza caseira.

Crédito: Thinkstock

Para limpar bancos de tecido
O mais importante é controlar a quantidade de água, já que o assento de tecido irá absorvê-la muito rapidamente, levando-a para a espuma. Isso pode dificultar a secagem e causar mau cheiro e proliferação de ácaros. A recomendação é usar um pano levemente úmido e, para manchas e sujeiras impregnadas, esfregar, em movimentos circulares, uma escova com sabão neutro.

Crédito: Thinkstock

Manchas no estofado de tecido
Para remover manchas de óleo, graxa ou qualquer substância gordurosa, primeiramente enxugue a área afetada e, depois, limpe com o sabão neutro. Em caso de risco de caneta esferográfica, aplique uma pequena mistura de removedor de cutículas com álcool diretamente sobre a mancha.

Crédito: Thinkstock
Para limpar bancos de couro
Primeiro, observe se o banco está fosco ou brilhante. Quando está novo ou bem cuidado, o tecido fica fosco. Quando está sujo, fica com o aspecto brilhante. Aplique apenas um pano úmido e, em caso de manchas e sujeiras persistentes, sabão neutro. Não utilize produtos de limpeza doméstica, pois eles estragam o couro com o tempo.

Crédito: Thinkstock
Impermeabilize e hidrate os bancos
Depois de limpar o banco, é uma boa ideia impermeabilizá-lo para evitar manchas ou ressecamento (no caso do couro). Este serviço deve ser feito por uma empresa especializada. Já para hidratar bancos de couro, aplique um pouco de hidratante corporal à base de leite. Isso evita que o tecido adquira aquele aspecto quebradiço.

Crédito: Thinkstock
Nada como entrar no carro e sentir aquele cheirinho gostoso de limpeza. Além de garantir um ambiente agradável, a higienização é fundamental para a conservação do automóvel. Porém, ela não deve ser feita somente na parte externa. Leia também: Como limpar carpete, tecidos e tirar mancha Como limpar vidros Como remover odor de tecidos Cuidar [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Casa e Família
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: 25 Aug 2014 13:41:02
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário