quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Água de coco engorda? É diurética? Nutricionista explica benefícios

Água de coco engorda? É diurética? Nutricionista explica benefícios

Embora muito conhecida pelo seu poder de hidratação, a água de coco gera dúvidas quando o assunto é dieta para emagrecer. Afinal, água de coco engorda ou não? Veja também:
Suco detox: 7 receitas para desinchar
Coco e abacate: dois óleos que devem entrar na sua dieta
Água de coco é ingrediente de suco detox Segundo a nutricionista Nayara Matta, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o líquido tem pouquíssimas calorias e, portanto, não engorda. “Em 100 ml de água de coco encontramos cerca de 20 kcal”, conta.

Água de coco emagrece?

Entretanto, embora a água de coco não engorde, ela também não contribui para a sensação de saciedade. “Ela não possui quantidade significativa de fibras para oferecer saciedade. São os ingredientes ricos em fibras que auxiliam no emagrecimento, pois, após o seu consumo, a pessoa passa a ingerir uma menor quantidade de alimento nas próximas refeições”, explica a profissional. Além disso, a bebida também não possui propriedades termogênicas. Ou seja, não é capaz de acelerar o metabolismo e o gasto energético do corpo. Para emagrecer com água de coco você pode usá-la na preparação de sucos desintoxicantes e em receitas magras. Como é um alimento diurético e de baixa caloria, é uma boa opção para ajudar no regime.

Benefícios da água de coco



Água de coco ajuda na eliminação de toxinas (Crédito: Thinkstock) Os benefícios da água de coco para o nosso organismo são muitos. Rica em vitamina C, ela tem capacidade antioxidante. Além disso, o potássio e sódio presentes em sua composição auxiliam no controle da pressão arterial e agem como diurético natural, enquanto o cálcio regula a atividade neuromuscular, diz a especialista. Composta também por outras vitaminas e sais minerais, ela é um grande hidratante natural. “Estudos comprovam que devido à importante reposição de eletrófilos, a água de coco é capaz de combater a desidratação”, conta Nayara. A bebida é bem-vinda após as atividades físicas, porque age como um isotônico natural.

Natural x Caixinha

Disponível nas prateleiras dos mercados, a água de coco de caixinha torna-se uma opção prática para a correria do dia a dia. Mas a nutricionista alerta que a opção natural traz mais benefícios. “A maioria dos nutrientes estão em valores bem abaixo dos encontrados na opção natural”, diz.

Como incluir água de coco na dieta

Para acertar na hora consumir água de coco, Nayara recomenda que a bebida seja acrescentada em preparações naturais e saudáveis. “Você pode colocá-la em receitas caseiras de sucos, como o suco verde, o de abacaxi com hortelã e até na limonada. O legal é usar a criatividade”, acrescenta. Entretanto, ela não pode substituir nenhuma refeição. “A água de coco não possui grande quantidade de carboidratos de fácil absorção que o corpo precisa para gerar energia”, finaliza a nutricionista.
Embora muito conhecida pelo seu poder de hidratação, a água de coco gera dúvidas quando o assunto é dieta para emagrecer. Afinal, água de coco engorda ou não? Veja também: Suco detox: 7 receitas para desinchar Coco e abacate: dois óleos que devem entrar na sua dieta Água de coco é ingrediente de suco detox [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Corpo e Bem-estar
Autor: Beatriz Helena
Publicado em: 25 Aug 2014 14:31:26
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário