quarta-feira, 3 de setembro de 2014

8 maneiras de aproveitar ao máximo o final de semana

8 maneiras de aproveitar ao máximo o final de semana

Você costuma ter a sensação de que o final de semana acaba muito rápido? Parece que cinco minutos atrás você estava saindo do trabalho na sexta à noite, animada para o fim de semana e, de repente, já é final de domingo. Leia também:
Dicas para dormir bem
Ressaca: como prevenir e curar
Trabalho, filhos, marido, vida pessoal: como dar conta de tudo? Isso ocorre com muitas pessoas. Passamos a semana inteira aguardando a chegada dos dias de folga e, quando eles começam, não parecem ser suficientes para que o corpo descanse e recarregue suas baterias, ou mesmo para realizar todas as atividades que você havia planejado. O resultado é sempre o mesmo: aquela depressão típica de domingo e a sensação de cansaço e esgotamento já na segunda-feira. Segundo o psicoterapeuta Jonathan Alpert, colunista do portal The Huffington Post, com um pouco de planejamento e algumas técnicas, é possível relaxar, recarregar as baterias e ainda criar emoções e experiências positivas no curto período de 48 horas. Ele ensina os segredos:

Desligue-se do trabalho (mesmo). Este é o primeiro passo: ‘tome a decisão, na sexta à noite, de desligar o modo ‘trabalho’. Visualize-se saindo do ambiente de trabalho e entrando no fim de semana, leve. Não sinta culpa por relaxar’, aconselha o especialista.

Crédito: Thinkstock

Não desperdice seu dia dormindo até tarde. ‘Apesar de ser tentador, isso vai roubar tempo precioso que você poderia usar para sair e aproveitar seu dia’, diz o psicoterapeuta. Além disso, o hábito interfere no ciclo de sono durante a semana. Se você está cansada, tire apenas um cochilo no meio do dia.

Crédito: Thinkstock

Não deixe suas obrigações para o final de semana. Muitas pessoas esperam os dias de folga para resolver questões com mais tempo. ‘Fazer isso te colocará sob pressão em um momento em que você está tentando despressurizar. Ao invés disso, deixe essas tarefas para o início da semana’, indica.

Crédito: Thinkstock

Fique off-line. Estar constantemente conectada a smartphones e redes sociais difunde a sua atenção, minando sua energia em um momento em que você está tentando recarregá-la.

Crédito: Thinkstock

Ache o equilíbrio entre planejar e fazer o que der vontade. ‘Crie expectativa para certas atividades e não deixe de fazer planos, mas seja flexível e não deixe a programação do fim de semana muito restrita’, diz Dr. Alpert. Se não der, não deu; não é preciso se estressar.

Crédito: Thinkstock
Planeje um tempo para fazer nada. ‘Há anos eu separo uma manhã ou tarde de cada final de semana para ficar sem nenhum plano. Isso pode parecer entediante, mas saber que você não tem de estar em nenhum lugar, não tem de fazer nada e não há ninguém que depende de você é um jeito saudável de me recarregar e apertar o botão do reset’, conta o especialista. Separe ao menos uma hora para ser completamente egoísta.

Crédito: Thinkstock
Saia da sua zona de conforto. A monotonia pode fazer o final de semana parecer rotineiro e entediante, além da impressão de que ele passou mais rápido. Desafie-se a fazer uma nova atividade física ou intelectual e torne seu fim de semana diferente do anterior.

Crédito: Thinkstock
Supere a depressão de domingo. ‘Às vezes, as pessoas não conseguem aproveitar o final de semana porque estão com o pensamento preso no trabalho que está por vir na semana seguinte’, afirma Dr. Alpert. Para superar esse sentimento, o especialista sugere deixar as funções profissionais bem encaminhadas na sexta-feira, programar atividades divertidas e relaxantes para o domingo e evitar olhar para o relógio o tempo inteiro.

Crédito: Thinkstock
Você costuma ter a sensação de que o final de semana acaba muito rápido? Parece que cinco minutos atrás você estava saindo do trabalho na sexta à noite, animada para o fim de semana e, de repente, já é final de domingo. Leia também: Dicas para dormir bem Ressaca: como prevenir e curar Trabalho, filhos, [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Estilo de Viver
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: 28 Aug 2014 16:34:53
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário