domingo, 3 de agosto de 2014

Alimentos que têm fama de prevenir o câncer, mas que não passam de mitos

Alimentos que têm fama de prevenir o câncer, mas que não passam de mitos

Apesar de a comunidade científica realizar estudos contínuos para entender a relação entre dieta e câncer, pouco se sabe sobre o real papel da alimentação na prevenção da doença. Se antes acreditava-se que os alimentos eram a causa de até 40% dos casos, hoje, essa parcela caiu para apenas 3%, com muitas questões ainda a serem desvendadas. Leia também:
Calorias em excesso, sedentarismo e cigarro somam 70% das causas do câncer. Conheça outras
Chance de cura do câncer é de pelo menos 80% com terapia-alvo. Entenda como funciona
5 alimentos deliciosos que reduzem o colesterol ruim Segundo explica o radioterapeuta e professor Dr. Luis Pinillos Ashton, ex-ministro da Saúde do Peru e fundador do Instituto Internacional de Investigação para a Prevenção (IPRI, na sigla em inglês), inúmeros nutrientes e vitaminas que antes eram tidos como fatores preventivos tiveram sua eficácia descartada por estudos mais aprofundados. Ele defende que a falta de dados conclusivos na área acaba gerando alguns mitos. “Há muita informação equivocada porque ainda nos falta conhecer muita coisa. Vamos aprendendo a cada dia.”

Estudos com nutrientes

Certos micronutrientes e vitaminas, como betacaroteno, ômega 3 e ácido fólico, foram avaliados em ensaios randomizados, experimentos em animais e estudos epidemiológicos para que se pudesse determinar sua relevância na prevenção do câncer. Porém, até agora, nenhum demonstrou de forma definitiva que é capaz de reduzir o risco da doença. Na verdade, alguns revelaram efeitos adversos e até mesmo um discreto aumento no risco.

Dieta e câncer: o que é mito?

Dr. Pillinos cita alguns dos “mitos nutricionais” e alerta que a suplementação desses nutrientes em pessoas que têm uma dieta já balanceada e completa pode causar prejuízos ao organismo. Em alguns casos, a hipótese de prevenção não foi descartada, apenas não conclusiva.

Betacaroteno. Presente na cenoura, laranja, abóbora e outros alimentos, além de não ter tido sua eficácia na prevenção do câncer provada, dois estudos revelaram que pode aumentar o risco de câncer de pulmão em fumantes.

Vitaminas A, C e E. Tomate, laranja, folhas verdes escuras, limão, pimentão e nozes são alguns dos alimentos ricos nessas vitaminas, que não tiveram sua eficácia na prevenção do câncer comprovada.

Vitamina D. Obtida através do sol, suplementos nutricionais e alimentos de origem animal, produziu resultados contraditórios e, portanto, não pode ser considerada um fator preventivo.

Multivitaminas. Nenhum teste feito com preparos multivitamínicos produziu resultado positivo.

Selênio. Os testes feitos com suplementação deste mineral não são conclusivos. A castanha-do-pará é um dos alimentos mais ricos no nutriente.
Ácido fólico. Presente em grande quantiade no fígado de galinha e boi, lentilhas e espinafre, estudos randomizados indicam a vitamina pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer, se consumida durante muito tempo.
Cálcio. Nenhum teste comprovou que a suplementação com cálcio pode reduzir o risco de câncer colorretal, como se acreditava antes. O nutriente é encontrado no leite e derivados, espinafre e soja.
Ácidos graxos ômega-3. As ‘gorduras do bem’, encontradas no salmão, azeite, nozes e outros alimentos, não foram eficazes na proteção do câncer ou de eventos cardiovasculares.
Chá. Por conter compostos polifenólicos, que são antioxidantes, o chá foi considerado por algum tempo como preventor do câncer. No entanto, os estudos epidemológicos não foram conclusivos. *A repórter Marianna Feiteiro viajou entre 16 e 18 de julho de 2014 a Guadalajara, no México, a convite da Roche Brasil para evento para jornalistas da América Latina com objetivo de discutir os avanços da saúde na região, inovação e biotecnologia.
Apesar de a comunidade científica realizar estudos contínuos para entender a relação entre dieta e câncer, pouco se sabe sobre o real papel da alimentação na prevenção da doença. Se antes acreditava-se que os alimentos eram a causa de até 40% dos casos, hoje, essa parcela caiu para apenas 3%, com muitas questões ainda a [...]

Categoria: Saúde
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: Thu, 31 Jul 2014 15:00:57 +0000
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário