quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cabelos: vale a pena usar xampu sem parabenos e sulfatos?

Cabelos: vale a pena usar xampu sem parabenos e sulfatos?

Você os usa praticamente todo dia, provavelmente desde sempre, e no rótulo as substâncias são muitas e cada uma com nome mais difícil que a outra. Nós nos habituamos tanto à presença dos xampus que acabamos nem dando muita atenção ao que tem dentro desses tubos. Mas as pesquisas mais recentes indicam que há perigos, tanto para a beleza, quanto para a saúde, escondidos nos frascos. Dois deles ganharam destaque recentemente: parabenos e sulfatos, também chamado popularmente de sal, causaram tamanho alarde que já existem versões livres dessas substâncias, são os chamados xampus sulfate-free (ou xampu sem sal) e paraben-free. Entenda a seguir quais são os pontos negativos dessas substâncias e decida se a troca vale a pena para os seus fios. Leia também
Xampu a seco tira oleosidade dos fios instantaneamente
8 erros que deixam seu cabelo tão feio quanto o da Barbie
Escolha o xampu certo para o seu cabelo

O que são parabenos?

Parabenos são substâncias amplamente utilizadas para preservar os cosméticos da ação de micro-organismos. Eles estão presentes em xampus, cremes corporais, desodorantes, loções, produtos farmacêuticos e até alimentos. Durante sua ação, os parabenos são absorvidos pela pele – no caso do cabelo, pela pele do couro cabeludo – e podem se acumular no organismo. Ponto negativo A dermatologista Letícia Contin, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que os parabenos podem se ligar aos receptores de estrogênio no organismo, evitando que este hormônio conecte-se a esses receptores e aumentando seus níveis livres. ‘Este aumento pode ser sensível ao tecido mamário e estar relacionado a um aumento do número de casos de câncer de mama’, explica. No entanto, a dermatologista ressalva que esta correlação ainda não foi comprovada em humanos e mais estudos são necessários para confirma-la.

Os sulfatos produzem a espuma do xampu (Créditos: Thinkstock)

O que são sulfatos?

Os sulfatos são substâncias detergentes com boa ação na limpeza do couro cabeludo, importantes na remoção do sebo e produção da espuma. São encontrados principalmente em xampus para cabelos oleosos e anti-resíduos. São exemplos de sulfatos o lauril sulfato de sódio, laureto sulfato de amônio e alfa olefin sulfanato.
Ponto negativo
Devido ao seu alto poder de limpeza, os sulfatos podem dar ao cabelo aspecto seco e arrepiado, portanto são mais danosos aos cabelos com química, como a escova progressiva. Xampus sem estes componentes possuem álcoois de polioxietileno, ésteres de polioxietileno sorbitol, alcanolamidas, aminoésteres de cadeia longa, cocamidopropil betaina e lauraminopropionato de sódio. Eles são mais suaves, porém possuem menor capacidade de limpeza. Eles removem menos a oleosidade natural dos fios e são menos agressivos.

Vale a pena utilizar produtos sem estes componentes?

Segundo a dermatologista Letícia Contin, para diminuir o dano aos fios de limpeza mais pesada ou cabelos já danificados por química vale a pena tentar os xampus chamados sulfate-free, ou seja, sem sulfato, que realmente pode dar aos cabelos aparência de ressecado. Para a especialista, xampus sem parabeno podem trazer algum benefício, mas ela frisa que, especificamente no uso de xampus, o contato do produto com o couro cabeludo costuma ser de pouca duração, portanto as chances de absorção do parabeno são muito mais baixas, diminuindo assim, o risco de efeitos colaterais.
Você os usa praticamente todo dia, provavelmente desde sempre, e no rótulo as substâncias são muitas e cada uma com nome mais difícil que a outra. Nós nos habituamos tanto à presença dos xampus que acabamos nem dando muita atenção ao que tem dentro desses tubos. Mas as pesquisas mais recentes indicam que há perigos, [...]

Categoria: Cabelos
Autor: manuelapagan
Publicado em: , 08 Aug 2014 18:00:03
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário