segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Infecção de urina que sempre volta: o que pode ser, prevenção e tratamento

Infecção de urina que sempre volta: o que pode ser, prevenção e tratamento




Alguns dos sintomas mais comuns da infecção urinária são vontade de fazer xixi toda hora, coceira na região genital e ardor durante a micção. Se já não é nada agradável ser surpreendido por essa doença uma vez, imagine três ou mais vezes por ano. Esse é o quadro das mulheres que têm infecção urinária de repetição. Essas desagradáveis e repetidas contaminações podem ser causadas por bactérias, fungos e vírus, mas na maioria dos casos a causadora é a Escherichia coli, uma bactéria comumente encontrada na parte mais baixa do intestino. Leia também
Infecção urinária é mais comum no inverno
10 coisas que toda mulher deveria contar ao seu ginecologista
Ginecologista esclarece as 10 perguntas mais feitas no consultório pelas mulheres Uma opção para diminuir a frequência com que esse incômodo aparece é traçar o mapa da infecção. Fica mais fácil descobrir qual é a provável causa, o que ajuda a prevenir e tratar novas infecções. Veja as orientações a seguir e entenda o que te torna suscetível a esse problema que sempre retorna.

Certifique-se de que se trata de uma infecção

Muitas mulheres possuem irritação da bexiga causada por álcool, pimenta ou alimentos muito ácidos que simulam uma infecção. Em mulheres com mais de 70 anos é comum a colonização da bexiga por bactérias – elas vivem em seu interior sem causar problemas – e os sintomas de irritação causados por bebidas ou alimentos também são frequentes.

Causas

Fora da bexiga

‘O mais importante no caso de mulheres com muitas infecções urinárias é inicialmente excluir causas não relacionadas à bexiga que estejam causando os sintomas’, explica o urologista César Camara, membro da Sociedade Brasileira de Urologia. Assim, precisam ser descobertas alterações como intestino muito preso, presença de cálculos nos rins ou nos ureteres (canais que ligam os rins à bexiga), problemas de esvaziamento da bexiga que surgem com o diabetes ou doenças neurológicas, divertículos na uretra e infecções crônicas do rim. Nesses casos, é preciso tratar a causa para que os sintomas não retornem.

Alterações anatômicas e hormonais

Algumas pessoas têm fatores anatômicos como predisponentes da infecção urinária, em geral relacionados a alterações no fluxo de urina e na formação dos ureteres. Há também fatores hormonais, como a menopausa e os baixos níveis do hormônio estrogênio que facilitam o aparecimento da doença.

O absorvente interno pode causar lesões na região íntima (Imagem: Thinkstock)

Traumas

Qualquer trauma na região genital pode servir de porta de entrada para micro-organismos. Por isso, essa costuma ser a causa mais comum do problema em mulheres sexualmente ativas. Absorventes internos e preservativos femininos também podem causar essas lesões.

Prevenção

As mulheres com ou sem infecção devem ter cuidados específicos com a higiene após as idas ao banheiro para evitar a contaminação da vagina. César Camara recomenda tomar líquido suficiente para deixar a urina clara e, se possível, ingerir líquidos ácidos, que colaboram na prevenção das infecções. Para as mulheres sexualmente ativas, vale apostar em medidas que diminuam o risco de lesões no canal vaginal durante o sexo, como o uso de lubrificantes e a preferência por posições mais confortáveis.

Suco de cranberry

O cranberry, nomeado oxicoco por aqui, embora não seja cultivado no Brasil, já está nas prateleiras dos supermercados em forma de suco industrializado. “Estudos comprovam que ele apresenta compostos muito eficientes para prevenir contra a infecção urinária, que inibem a aderência das bactérias nas vias urinárias”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli, que indica o consumo ideal. “Todas as mulheres devem beber ao menos um copo de suco de cranberry diariamente, de preferência pela manhã. Para as que já sofrem com problemas recorrentes do trato urinário, o melhor é bebam de dois a três copos todos os dias”.

Tratamento

Micro-organismo causador

Identificar qual é o fungo, vírus ou bactéria que está causando a infecção urinária de repetição é fundamental não apenas para que seja feito o tratamento adequado, mas para que se descubra o que está causando a repetição dos sintomas. Por exemplo, em casos em que o mesmo micro-organismo é encontrado como causa por diversas vezes, supõe-se que a bactéria não tenha sido eliminada completamente no último contágio, indicando a necessidade de alterar os medicamentos ou o tempo de tratamento. Pode haver ainda uma indicação da causa, por exemplo: a passagem da E. coli muitas vezes se dá pela proximidade do ânus e da uretra feminina, enfatizando a necessidade de uma higiene mais cuidadosa.

Antibióticos

O urologista César Camara explica que, caso a infecção esteja relacionada à intimidade sexual, pode ser vantajoso o uso de uma dose única de antibiótico após cada relação. Em outras situações, o tratamento deve ser prolongado com doses baixas de antibiótico por longos períodos. Outra possibilidade é o uso de antibióticos por curto tempo em cada episódio.
Alguns dos sintomas mais comuns da infecção urinária são vontade de fazer xixi toda hora, coceira na região genital e ardor durante a micção. Se já não é nada agradável ser surpreendido por essa doença uma vez, imagine três ou mais vezes por ano. Esse é o quadro das mulheres que têm infecção urinária de [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: manuelapagan
Publicado em: 27 Aug 2014 12:00:10
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário