quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sal em excesso faz mal à saúde. Veja como substitui-lo e reduzir o consumo

Sal em excesso faz mal à saúde. Veja como substitui-lo e reduzir o consumo

*Esta matéria possui conteúdo publicitário A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio não ultrapasse 2 gramas por dia, o que corresponde a 5 gramas de sal de cozinha – ou uma colher de chá rasa. No entanto, o consumo médio do brasileiro é o dobro do recomendado. Esse fato dá origem a outro dado alarmante: todos os anos, 300 mil brasileiros são vítimas das doenças causadas pela hipertensão arterial, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio. Leia também:
Dicas para emagrecer e combater a obesidade
Invasão Linea: nutricionista dá dicas de alimentação saudável em café da manhã
Sucralose: conheça os benefícios deste adoçante

Sódio nos alimentos industrializados

A hipertensão arterial atinge jovens e adultos e acontece quando as artérias se estreitam e obrigam o coração a bombear o sangue com mais força. Entre as principais causas da pressão alta estão o consumo excessivo de sódio e a obesidade. O problema é que o sódio não se restringe ao sal que adicionamos na cozinha – ele está presente, principalmente, nos alimentos industrializados. Por exemplo, uma refeição simples com macarrão instantâneo representa 85% das necessidades diárias de sódio de um adulto.

Uma embalagem de macarrão instantâneo supre praticamente toda a necessidade diária de sódio de um adulto. Crédito: Thinkstock
  • Macarrão instantâneo: 1737 mg (1 embalagem)
  • Catchup: 190 mg (1 colher de sopa)
  • Molho shoyu: 260 mg (1 colher de sopa)
  • Presunto: 697 mg (3 fatias)
  • Pizza congelada: 620 mg (1 fatia)
  • Atum em óleo: 370 mg (100 g)

Sal com menos sódio

Para reduzir o consumo de sódio e prevenir a hipertensão, uma boa alternativa é trocar o sal tradicional pela versão light, que tem menos sódio. O Litesalt Linea substitui cerca de 50% do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio, substância que ainda apresenta efeito anti-hipertensivo. O potássio estimula a liberação de óxido nítrico pelas células endoteliais, colaborando com a vasodilatação. O resultado é uma alimentação mais equilibrada sem alteração de sabor. Muitos outros alimentos que você come todos os dias são bombas de sódio e podem fazer mal à sua saúde. Fique atenta aos rótulos e saiba direitinho que tipo de nutrientes você está ingerindo.
*Esta matéria possui conteúdo publicitário A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio não ultrapasse 2 gramas por dia, o que corresponde a 5 gramas de sal de cozinha – ou uma colher de chá rasa. No entanto, o consumo médio do brasileiro é o dobro do recomendado. Esse fato dá [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: Marina Lopes
Publicado em: 22 Sep 2014 14:00:47
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário