terça-feira, 30 de setembro de 2014

Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade

Couro cabeludo dolorido: causas, cuidados e tratamentos da sensibilidade

Na hora de pentear ou enxugar os cabelos surge um pequeno incômodo que com o tempo não melhora e vai se tornando cada vez mais forte. Assim é a sensibilidade do couro cabeludo, que pode acontecer por diferentes causas. A manifestação do problema também é diversa. Em alguns casos pode haver dor e, em outros, descamação e ardência. Tudo depende de qual é o motivo da área estar sensível. Veja a seguir qual é o seu tipo de sensibilidade do couro cabeludo e opte pelos melhores cuidados. Leia também
Massagem chinesa no couro cabeludo garante cabelos mais bonitos
7 cuidados para evitar queda de cabelo
Descubra como fazer o cabelo crescer mais rápido

Dor no couro cabeludo

O dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que cerca de 20% das mulheres que têm queda do cabelo reclamam de uma sensibilidade dolorosa quando passam as mãos nos fios ou penteiam o cabelo. ‘O cabelo tem função de proteção do couro cabeludo, com a queda de cabelo, a diminuição da densidade dos fios pode tornar região desprotegida’.

Couro cabeludo descamando e coçando



Descamação do couro cabeludo é causa de sensibilidade. (Imagem: Thinkstock) Em casos mais graves, em que há descamação de crostas da área, a caspa pode causar alteração da espessura do couro cabeludo e, consequentemente, ardência e coceira na cabeça. Doenças como psoríase, uma descamação intensa que pode acontecer no corpo todo e micoses também podem causar sensibilidade. Os tratamentos químicos, como escova progressiva e tinturas, podem machucar o couro cabeludo e, por isso, são causas comuns do problema.

Cuidados caseiros com o couro cabeludo



Primeiro é preciso tartar a causa da sensibilidade do couro cabeludo. (Imagem: Thinkstock) A recomendação do dermatologista Francisco é sempre tomar cuidado ao mexer nos cabelos. ’Evite lavar o cabelo com água muito quente, faça movimentos delicados ao lavar e secar com toalha, não use o secador muito quente e evite procedimentos capilares com química caso esteja tratando a sensibilidade’.

Tratamento para o couro cabeludo

O tratamento deve ser feito após uma avaliação do dermatologista e consiste, inicialmente, em tratar a causa do problema. Portanto, a caspa ou a queda de cabelo devem ser resolvidas para que a sensibilidade seja também curada. O dermatologista prescreverá medicações para aliviar os sintomas da sensibilidade, como loções com medicação anti-inflamatória, antialérgicos e analgésicos. Além disso, podem ser recomendados xampus e outros produtos capilares mais suaves e com menores chances de causar irritação no couro cabeludo.
Na hora de pentear ou enxugar os cabelos surge um pequeno incômodo que com o tempo não melhora e vai se tornando cada vez mais forte. Assim é a sensibilidade do couro cabeludo, que pode acontecer por diferentes causas. A manifestação do problema também é diversa. Em alguns casos pode haver dor e, em outros, descamação [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Cabelos
Autor: manuelapagan
Publicado em: 24 Sep 2014 22:00:46
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário