sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Saiba o que a cor do alimento diz sobre seus benefícios à saúde

Saiba o que a cor do alimento diz sobre seus benefícios à saúde

Os profissionais da nutrição são unânimes: quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é. Isso porque diferentes tonalidades dos alimentos indicam propriedades nutricionais diversas, que, quando combinadas, formam uma refeição completa, cheia de saúde. Leia também:
Frutas amarelas melhoram pele e cabelo e retardam o envelhecimento
Alimentos roxos mantêm o corpo livre de doenças
Aprenda a cozinhar no vapor mantendo os nutrientes dos alimentos A nutricionista Cinthia Julião, da rede de fast-food saudável Mixirica, elenca as cores de frutas e legumes mais comuns e os benefícios que cada uma oferece:

Alimentos brancos Alho, cebola, etc. São alimentos que possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol.(Crédito: Thinkstock)

Alimentos roxos Repolho roxo, uva, beterraba, berinjela, etc. São ricos em ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce da pele. Contêm também substâncias como o resveratrol e as antocianinas, que são capazes de diminuir o risco de desenvolvimento de células cancerígenas.(Crédito: Thinkstock)

Alimentos vermelhos Tomate, pimentão vermelho, morango, maçã, etc. Eles possuem antoacina, um flavonoide com ação imunoestimulante que ajuda no sistema circulatório. Já o licopeno, presente em grande quantidade, é um antioxidante bastante conhecido que auxilia na prevenção da osteoporose.(Crédito: Thinkstock)

Alimentos verdes Alface, rúcula, ervilha, espinafre, etc. São alimentos ricos em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e especialmente importante para as gestantes, pois auxilia na boa formação do tubo neural do bebê. Além disso, possuem luteína, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, todos importantes para fortalecer o organismo.(Crédito: Thinkstock)

Alimentos amarelos Manga, batata, mandioquinha, chili amarelo, laranja, etc.

Importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, visão e coração. Também beneficiam a pele e a mucosa. São ricos em betacaroteno e vitamina C.

(Crédito: Thinkstock)
Os profissionais da nutrição são unânimes: quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é. Isso porque diferentes tonalidades dos alimentos indicam propriedades nutricionais diversas, que, quando combinadas, formam uma refeição completa, cheia de saúde. Leia também: Frutas amarelas melhoram pele e cabelo e retardam o envelhecimento Alimentos roxos mantêm o corpo livre de doenças [...]


Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Saúde
Autor: Marianna Feiteiro
Publicado em: 09 Sep 2014 13:10:21
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário