terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vaselina serve para hidratar e é tão eficiente quanto Bepantol. Veja utilidades

Vaselina serve para hidratar e é tão eficiente quanto Bepantol. Veja utilidades

O frio do inverno acaba levando ao ressecamento e a descamação da pele e, para evitar esses problemas, muitas pessoas têm recorrido ao uso da vaselina para hidratar.
Leia também:
Cuidados para manter a beleza da pele no inverno
5 dicas simples para ter lábios macios e perfeitos

Tudo sobre Bepantol para hidratar pele, cabelo, axila, contra estria e mais O produto original é uma ótima opção para devolver a elasticidade e o aspecto natural da pele. ”A vaselina protege a pele, formando uma barreira lipídica contra as agressões externas e o frio”, afirma a dermatologista Daniela Lemes, diretora médica da Slim Clinique, no Rio de Janeiro.

Vaselina: para que serve?

Segundo ela, o produto é mais indicada para ocasiões de frio extremo. “O ideal é usar a vaselina em áreas bem ressecadas e com rachaduras. Ela pode ser indicada também para pacientes com diabetes e alterações na tireoide, doenças que causam maior ressecamento na pele”, afirma. Manter a pele hidratada não é só uma questão de estética, é também fundamental para a saúde. “A pele desidratada pode perder a elasticidade e sua função de proteção, além de ganhar aspecto opaco com tendência à descamação”, afirma a dermatologista Vanessa Metz, da Vasenol. “Com a pele hidratada mantemos a nossa barreira de proteção, o que diminui a probabilidade de irritações”.

Como usar vaselina para hidratar

Truque de beleza: o indicado é passar o hidratante normalmente e, em seguida, a vaselina, pois ela evita a perda de água da pele. Ela pode ser usada no rosto e no corpo, especialmente em áreas que ficam mais ressecadas como pernas, cotovelos e joelhos.

Vaselina pode ser usada em áreas mais ressecadas do corpo, como joelhos e cotovelos (Crédito: Thinkstock)

Vaselina x Bepantol

Apesar de ambos serem muito usados para a hidratação, eles possuem funções diferentes. “O Bepantol possui outros ativos como a vitamina B5 e a lanolina. Já a vaselina, nas versões sólida e líquida, tem só o poder de manter a proteção mesmo”, explica Daniela.

Produtos à base de vaselina

Dra. Daniela diz ainda que o melhor é usar um produto à base de vaselina do que ela pura, porque ele terá o poder de hidratação dos demais ativos do hidratante e não somente o da vaselina. ”Os cremes e hidratantes que levam vaselina na composição oferecem evitam a perda de água da pele”.

Vaselina líquida: para que serve?

“A composição é a mesma, mas a textura da líquida não é tão boa para aplicar, pois é mais aquosa, não retendo facilmente na pele”, explica.

Vaselina para pés rachados e olheiras



Produto é ótimo para evitar que os pés fiquem rachados (Crédito: Thinkstock) É uma ótima opção também para aplicar nos pés rachados. Já no caso das olheiras, a vaselina não irá surtir efeito. “A função da vaselina é hidratar. Somente tratamento indicado pelo dermatologista poderá amenizar o problema”, diz.

Vaselina para tirar maquiagem e cílios postiços

Na hora de remover a maquiagem, o produto também pode ser usado, mas com alguns cuidados. ”Para retirar os cílios postiços o ideal é usar com um cotonete de forma suave e cuidadosa para não cair nos olhos”, ensina.

Para retirar a maquiagem com mais facilidade o produto também é indicado (Crédito: Thinkstock)

Vaselina para as unhas e cutículas

Outro truque com vaselina é usá-la para hidratar as cutículas, principalmente quando estão muito ressecadas. A dica da dermatologista é passar antes de ir para a manicure.

Vaselina para hidratar os lábios: será que funciona mesmo?

Segundo Vanessa Metz, a geleia pura vendida pela marca possui alta capacidade de recuperação e hidratação da pele. Por isso, pode ser usada no rosto, especialmente nos lábios, quando estiverem rachados.

Dermatologista recomenda hidratar os lábios com vaselina (Crédito: Thinkstock)

Outros usos e dicas

Outro uso da vaselina é na recuperação da hidratação da pele em pequenos machucados na fase final de cicatrização. Nesses casos, é importante que seja utilizado um produto sem fragrância. No entanto, para hidratar a pele da forma correta, não basta apenas aplicar o produto. “Para manter a pele saudável, devemos hidratar o corpo duas vezes ao dia, lembrando-se do rosto, do colo e das mãos, áreas que ficam mais expostas e possuem mais chances de ressecamento. Também devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia, e evitar banhos muito quentes”, explica Vanessa.

25 formas de usar vaselina



Vaselina pode ajudar até na hora da maquiagem (Crédito: Thinkstock) 1 – Use na pele, para formar uma capa protetora no inverno; 2 – Aplique nos lábios ressecados para hidratá-los; 3 – Antes de dormir, passe nos pés, calce as meias e acorde com os pés super suaves; 4 – Também antes de dormir, hidrate as pálpebras diariamente; 5 – Aplique no nariz para diminuir o ressecamento no frio; 6 – Para suavizar as olheiras, use o produto na parte de baixo dos olhos; 7 – Quer fazer a maquiagem durar mais? Passe uma camada fina na pálpebra antes de aplicar os cosméticos; 8 – Aplique em pequenas queimaduras ou machucados para acelerar a cicatrização; 9 – Para retirar os anéis com mais rapidez e facilidade, basta passar um pouco do produto; 10 – Esfregue suavemente com um algodão nos lábios para remover o batom vermelho; 11 – Ao pintar o cabelo, passe vaselina nas áreas do rosto em que a tintura pode encostar, para evitar manchas. 12 – Os esportistas podem aplicar nos pés, braços e coxas para ajudar a evitar bolhas e escoriações durante a corrida; 13 – Após os esportes ao ar livre, aplique nas mãos para aliviar o incômodo de muito sol, sal e vento; 14 – Na hora da maquiagem, o produto pode ser usado nos cílios, para deixá-los mais volumosos e compridos; ou para retirar os cílios postiços; 15 – Para fazer um esfoliante caseiro, basta misturar com sal ou açúcar; 16 – Quer transformar aquele batom velho num gloss novinho? É só misturar; 17 – Se os vidros de esmalte estiverem duros para abrir, passe um pouco no gargalo para que a tampa não fique emperrada; 18 – E ao fazer as unhas, aplique um pouco para mantê-las resistentes e deixar as cutículas suaves; 19 – Aplicar nos brincos é uma forma de fazê-los entrarem mais fácil na orelha;

20 – Nos pés, ajuda a evitar as bolhas causadas pelos sapatos;

21 – Se aplicado nos pontos em que o você passa perfume, ele irá durar mais na pele;

22 – Use para hidratar a pele após fazer uma tatuagem;

23 – Proteja sua pele antes de descolorir os pelos;

24 – Manchou a roupa com maquiagem? Com um pouco de vaselina é possível removê-las rapidamente.

25 – A vaselina também é excelente para fazer uma massagem.


O frio do inverno acaba levando ao ressecamento e a descamação da pele e, para evitar esses problemas, muitas pessoas têm recorrido ao uso da vaselina para hidratar. Leia também: Cuidados para manter a beleza da pele no inverno 5 dicas simples para ter lábios macios e perfeitos Tudo sobre Bepantol para hidratar pele, cabelo, axila, [...]

Categoria: Beleza
Autor: Mariana Bueno
Publicado em: Fri, 01 Aug 2014 12:00:41 +0000
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário