quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Meu carro parou. O que pode ser?

Meu carro parou. O que pode ser?

Você foi ligar o carro de manhã, deu a partida e nada. Ou pior. Estava no trânsito e ele foi falhando até parar de vez. O que fazer nessas horas? A melhor alternativa é acionar a seguradora, mas, antes disso, você pode checar as causas dessa pane. Para não correr o risco de ficar a pé, o mecânico Donizete Oliveira dá uma dica simples. “Sempre faça uma pequena revisão no posto para checar o nível de água, de óleo e de combustível. Com esses cuidados, dá para evitar muitas surpresas”. Leia também:
Seu carro quebrou na estrada? Saiba como sair dessa
Você sabe economizar combustível? Faça o teste e descubra
Teste: você sabe trocar as marchas do seu carro?

Bateria

Esquecer farol, rádio ou luzes internas ligadas descarrega a bateria em pouco tempo e impede o carro de sair do lugar. Para tirar a dúvida, observe as luzes do painel. Se estiverem fracas, o problema é mesmo a bateria e você deve chamar o seguro para que eles tragam um auxiliar de partida (famoso cabo para chupeta). Contudo, Donizete alerta que se o carro já estiver apresentando dificuldade na partida por alguns dias, pode precisar de uma bateria nova e ao tentar recarregá-la, você corre o risco de ficar parada no trânsito.

Bomba de combustível



Gasolina adulterada por colar o bico injetor e a bomba. Fique atenta e abasteça em um posto de confiança. Crédito: Thinkstock Combustíveis podem ser adulterados com substâncias como solventes ou resina de borracha, que em pouco tempo causam um belo estrago na bomba. “É comum chegar um carro na oficina com o bico injetor travado por causa de gasolina adulterada. Quando isso acontece, o carro começa a ratear, a dar soquinhos, e depois para de vez. Para eliminar esses resíduos, é preciso fazer uma limpeza completa no tanque”, explica. Veja algumas dicas para abastecer sem cair por golpes.

Pane seca

As mulheres cuidadosas estão sempre de olho no nível de combustível, mas, segundo Donizete, panes secas são mais comuns do que imaginamos. “Muitas vezes o marcador de combustível está errado. Já vi vários carros pararem no meio da rua por falta de gasolina e o ponteiro indicar que ainda resta ¼ de tanque”, afirma.  Elas estão entre os sete hábitos que diminuem a vida útil de um carro.


Se observar fumaça no capô, encoste o carro imediatamente. Crédito: Thinkstock

Superaquecimento

O motor do carro pode superaquecer por problemas na bomba de água ou nas mangueiras e tem um sinal bem característico: fumaça no capô. A primeira providência é encostar o carro em um local seguro. Tentar andar desse jeito pode trazer danos mais graves. Contudo, antes de o carro superaquecer, o ponteiro do termômetro dá um sinal de alerta, aproximando-se do vermelho. Aliás, você conhece o painel de controle do seu carro? Aproveite para descobrir o que quer dizer cada uma das luzes por trás do volante!
Você foi ligar o carro de manhã, deu a partida e nada. Ou pior. Estava no trânsito e ele foi falhando até parar de vez. O que fazer nessas horas? A melhor alternativa é acionar a seguradora, mas, antes disso, você pode checar as causas dessa pane. Para não correr o risco de ficar a [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Estilo de Viver
Autor: Marina Lopes
Publicado em: 01 Sep 2014 12:52:15
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário