terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como o esmalte protege a saúde dos dentes

Como o esmalte protege a saúde dos dentes

* Esta matéria possui conteúdo publicitário Os dentes são formados basicamente por três estruturas. O esmalte é a camada mais externa e tem como principal função proteger a dentina, camada formada por milhões de pequenos túbulos que levam à polpa do dente, tecido mole onde estão os nervos e vasos sanguíneos. Leia também:
Como escovar os dentes direitinho em 8 passos simples
Qual a importância de ir ao dentista regularmente?
Entenda como Sensodyne protege os dentes sensíveis Apesar de ser o tecido mais resistente e rico em minerais do corpo, o esmalte não é indestrutível. “O consumo de alimentos ácidos e a escovação inapropriada podem danificar o esmalte e, dependendo do grau de destruição, o reparo só pode ser realizado por um dentista”, alerta o cirurgião dentina Roberto Monteiro (CRORJ 34295).

Perda do esmalte dos dentes



Manter uma higiene adequada é o primeiro passo para preservar o esmalte dos dentes. Crédito: Thinkstock A perda de esmalte na superfície dos dentes pode levar à erosão ácida ou desgaste ácido, problema que é uma das causas da sensibilidade nos dentes. Os dentes ficam descoloridos ou amarelados ou com a aparência transparente e afinada, além de muito sensíveis ao toque e variação de temperatura. Outro problema que ataca diretamente o esmalte dos dentes são as cáries, causadas por bactérias que se alimentam de resíduos de alimentos acumulados nos dentes, principalmente açúcares. Escovar os dentes com muita força, usar escovas duras e cremes dentais abrasivos também contribuem para a desmineralização do dente. Para proteger o esmalte, a dica do especialista é simples: “Evite consumir alimentos ácidos e realize uma escovação adequada, com a ajuda de uma escova macia. Após consumir bebidas ácidas, espere pelo menos uma hora antes de escová-los”, finaliza. Confira os hábitos que prejudicam a saúde dos dentes e tente evitá-los.  
* Esta matéria possui conteúdo publicitário Os dentes são formados basicamente por três estruturas. O esmalte é a camada mais externa e tem como principal função proteger a dentina, camada formada por milhões de pequenos túbulos que levam à polpa do dente, tecido mole onde estão os nervos e vasos sanguíneos. Leia também: Como escovar [...]

Fonte: Bolsa de Mulher
Categoria: Sorriso Saudável
Autor: Marina Lopes
Publicado em: 27 Aug 2014 14:33:43
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário